O Pará já conta 71.110 pessoas recuperadas da Covid-19, sendo que 1.392 delas foram atendidos pelos hospitais de campanha instalados pelo Governo do Pará. Os dados são do último boletim da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), divulgados neste sábado (20). O Pará possui atualmente com 84.654 casos confirmados de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

E as histórias de pacientes que lutaram contra a doença vão se repetindo por todo o estado. Em Santarém, dona Maria de Nazaré Sousa Bentes, de 68 anos, recebeu alta, no dia 24 de maio, do Hospital de Campanha do Oeste Paraense. 

“O atendimento foi excelente. Minha mãe conta que toda a equipe é muita atenciosa. Trataram ela super bem. Deram maior atenção pra alimentação e a medicação dela, e ela foi reagindo aos medicamentos”, disse a filha de dona Maria, Carolina Bentes, que lembra do quadro grave de Síndrome Respiratória Aguda que a mãe apresentou ao dar entrada no hospital.

“Os sintomas começaram com uma leve gripe com tosse. Ela ficou se tratando em casa como se fosse uma gripe normal. Só que começou a piorar, sentiu enjoo, muita dor de cabeça, febre, falta de ar e muita fraqueza. Na UPA do município ela ficou internada, fizeram uma tomografia, apareceu uma mancha no pulmão e como ela já não conseguia respirar direito, a transferiram para o Hospital de Campanha”, lembrou Carolina.

Dona Maria de Nazaré se recuperou muito rápido, ficou apenas seis dias internada no Hospital de Campanha de Santarém.

Já em Belém, no Hospital de Campanha que fica no Hangar, seu Antônio ficou 17 dias internado. A filha dele, Cássia Santos, conta que o pai passou duas semanas com um desconforto, mas sem desconfiar da doença.

“Resolvemos leva-lo ao Hospital Abelardo Santos, em Icoaraci. Ele estava sentindo uma dor no peito, mas não teve falta de ar, febre ou outros sintomas. Por conta da idade dele, 77 anos, o médico pediu a transferência para o hospital de campanha de Belém. Papai foi internado, fez o exame e deu positivo pra Covid-19. Toda equipe tratou o meu pai muito bem, sempre acompanhando, aconselhando, incentivando. Em toda a videochamada que a gente fazia, ele sempre mencionava isso”, lembrou Cássia.

O Pará tem 1.523 leitos clínicos e 701 leitos de UTI ofertados pelo Governo, exclusivamente, para atendimento de Covid-19

Capital paraense – Neste momento, o Hospital de Campanha de Belém possui 302 pacientes, sendo 67 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No total, 1.608 pacientes foram atendidos, com 852 altas, 80 transferências e 374 óbitos.

Por Jackie Carrera (SECOM) / Agência Pará