LIMPEZA

Mosqueiro aproveita ausência de Carnaval para limpar ruas e avenidas

Mosqueiro aproveita ausência de Carnaval para limpar ruas e avenidas

Mosqueiro aproveita ausência de Carnaval para limpar ruas e avenidas

Mosqueiro aproveita ausência de Carnaval para limpar ruas e avenidas

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Sem Carnaval por conta das ações de combate à COVID-19, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) e Agência Distrital de Mosqueiro (ADMOS), está aproveitando a calmaria das festas populares de Momo para limpar ruas e avenidas da ilha, distante 70 km de Belém. Os trabalhos começaram pelas regiões das praias do Ariramba, Murubira, Porto Arthur, Chapéu Virado e Farol, que são muito frequentadas pelo público e concentram maior quantidade de barracas, restaurantes e locais de fluxo turístico.

A operação de limpeza levou cem homens, pá mecânica, caçambas e um caminhão hidrojato para desobstrução de bueiros e galerias. E, assim que as chuvas cessarem, Mosqueiro vai passar pela operação tapa-buracos, se utilizando de 32 toneladas de asfalto para cobertura das vias entre Carananduba e a Vila.

Segundo o diretor de Departamento de Resíduos Sólidos da Sesan, Pedro Piqueira, a operação em Mosqueiro faz parte do cronograma de ações de limpeza emergencial de Belém e regiões administrativas com coleta de entulhos, serviços de capinação, roçagem e desobstrução de bueiros e galerias para eliminar os pontos de alagamentos.

Antes da força-tarefa da Sesan, a agente distrital de Mosqueiro, Vanessa Egla, já havia organizado um planejamento doméstico com a estrutura da própria agência para recolher entulhos e lixo orgânico que estavam espalhados pelos quatro cantos da ilha. “Atuamos com que tínhamos, então, agradeço ao prefeito Edmilson Rodrigues e à secretária Evanise Gasparim, pelo apoio e a sensibilidade com este problema sério que Mosqueiro enfrenta para retomar a limpeza e a coleta de lixo”, disse.

A Prefeitura liberou, ainda, uma verba contingencial para a contratação temporária de cem novos garis para Mosqueiro. O grupo, formado exclusivamente por moradores de Mosqueiro, vai trabalhar durante seis dias nos serviços de varrição de ruas.

Renda – A contratação, embora temporária, ajudará no orçamento de pais e mães de famílias que amargam o desemprego nesse período de pandemia. Para Cláudio Júnior e Keila Luna, a ajuda veio em boa hora. “Estou muito feliz com essa oportunidade”, disse Claudio Júnior, morador do bairro do Paraíso.

“Estávamos esquecidos aqui em Mosqueiro, mas, agora, estamos recebendo esse trabalho da prefeitura”, comentou ao receber o kit do EPI (equipamento de proteção individual) das mãos da agente Vanessa Egla.

Nesta terça-feira, 16, de Carnaval, o bloco da limpeza está nas ruas de Mosqueiro. Após, a fase da limpeza, a Agência Distrital irá lançar um projeto de educação ambiental, com ênfase na coleta seletiva de lixo, visando incentivar os moradores e visitantes às práticas de boas maneiras com a limpeza da cidade.

Fonte: Agência Belém

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin