Maré alta em Mosqueiro começa hoje e vai até o final de semana com ondas de até 4m
Maré alta em Mosqueiro começa hoje e vai até o final de semana com ondas de até 4m

A primeira maré alta deste mês começa hoje com a preia mar das 9h23min desta manhã, a segunda maré alto dia ocorrerá às 21h39min com ondas de 3,8 m de altura. A exemplo da última maré alta ocorrida em março, a expectativa é que este mês o nível de 4m previstos para ocorrer na sextta-feira e no sábado, proporcionando um belo espetáculo para o público.

O show das ondas em Mosqueiro, estourando do muro de arrimo atraem muitos espectadores para as praias do Porto Arthur, Murubira, Marahu, Paraíso e Baía do Sol.  No período de alta da maré o Rio Sucurijuquara, o Igarapé do Igaracoco e o Rio Murubira transbordam dificultando o tráfego de veículos no São Francisco e na Baía do Sol.

Veja o quadro.

Segundo os dicionários e de acordo com a oceanografia física, maré é fenômeno cíclico de elevação (preia-mar) e abaixamento (baixa-mar) das águas do mar, com a respectiva corrente, por atração do sol e da lua em suas posições relativas. O mar, que está diante de uma costa, se propaga para cima dos rios e provoca a elevação do nível desses, principalmente os de zona estuarina. Por isso, aplica-se o termo maré (dos mares) ao aumento do volume dos rios.

Por Frank Batista