Segurança

Totens de segurança são instalados para atender chamados de urgência e emergência da população

Além da Região Metropolitana de Belém, os municípios de Marabá, Altamira e Santarém, também receberão o equipamento

O Governo do Pará realizou na manhã desta quarta-feira, 21, a entrega de 50 Totens de segurança pública que serão distribuídos entre as cidades de Belém, Ananindeua, Altamira, Marabá e Santarém. Em Mosqueiro há um totem instalado na Praia do Chapéu Virado e outro na Praça da Vila.

A iniciativa faz parte do projeto “Cidades Inteligentes”, e tem como objetivo fortalecer a parceria com os municípios, com o principal objetivo de potencializar as ações preventivas de segurança pública, com o usointensivo de tecnologia. O evento foi realizado na Praça Princesa Isabel, no bairro do Jurunas, onde foi implantado um dos equipamentos. A praça dá acesso ao porto que leva os paraenses e turistas até a  Ilha do Combu.  

O Estado do Pará é o sexto estado brasileiro a utilizar os totens de segurança pública. Hoje a Capital conta com 18 equipamentos instalados e outros oito em Ananindeua, na Região Metropolitana. Os equipamentos estão presentes em pontos estratégicos das cidades contempladas, levando em conta os critérios de maior visibilidade e circulação pública, de forma a garantir mais agilidade nos chamados das ocorrências de urgência e emergência. Além da Região Metropolitana de Belém, os municípios de Marabá, Altamira e Santarém, também receberão o equipamento. O total do investimento, conta com apoio de recursos do Governo Federal e soma R$9.399.456,00 por ano com a prestação de serviços.

Totem de segurança
O equipamento de videomonitoramento possui quatro câmeras fixas que permitem a visualização em 360° de toda a área onde está localizado. Uma câmera dome que permite ao operador do sistema efetuar zoom nas ações de maior interesse para a segurança pública na região, além de uma câmera frontal junto ao botão de emergência que permite ao usuário interagir, em tempo real, com o agente de segurança que está respondendo pelo chamado no Centro de Operações Integradas da SEGUP, o Ciop. O Totem conta ainda, com alarme sonoro, alto-falante de grande alcance e localizador em tempo real.

O Sistema do Totem de videomonitoramento funciona por meio de um botão de emergência, que quando acionado, transmitirá a ligação diretamente para o agente que estiver operando as câmeras de dentro do Ciop. A ocorrência será registrada, e uma equipe de policiais será deslocada até o local indicado pela vítima para o atendimento. Além disso, o Totem funciona com  tecnologia de inteligência artificial embarcada, com reconhecimento facial e de placas veiculares, com possibilidade de direcionar as mensagens de acordo com o reconhecimento que as câmeras capturam, e assim auxiliar na busca de foragidos da justiça, bem como de carros roubados. Ele possui ainda um dispositivo anti vandalismo, com o acionamento de alarme a qualquer tentativa de depredação do equipamento, que também é blindado, e irá operar 24 horas por dia.

(Agência Pará)

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Ajude a gente desativando seu bloqueador de anúncios, assim podemos continuar promovendo nosso trabalho.