Com a suspensão das aulas na rede municipal de ensino, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), está realizando a entrega de kits de merenda escolar às famílias dos alunos desde o último dia 18 de março. Até esta terça-feira, 24, cerca de 90% destes kits já foram entregues.

Com isso, os mais de 72 mil alunos matriculados nas escolas do município passam a ter a dieta alimentar garantida, da mesma forma que é feita nas unidades. Cada kit é composto por carnes, legumes, verduras, arroz, feijão, leite, mingau, entre outros alimentos, que vão ajudar a manter a imunidade e resistência oferecida diariamente nas 203 escolas da rede de ensino de Belém.

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, acompanhou a entrega dos kits na Escola Municipal Manuela Freitas, em São Brás, realizado nesta terça, 24. “Desde o início da crise do Coronavírus, nós suspendemos as aulas e a Prefeitura de Belém adotou o método de distribuir os kits de merenda escolar para as famílias dos alunos utilizarem em suas casas. Essa é a alternativa que encontramos para prevenir o deslocamento diário dessas crianças”, afirmou Zenaldo.

Ainda de acordo com o prefeito, a iniciativa da Prefeitura acabou sendo adotada como orientação do próprio Ministério da Educação. “Estamos entregando nesta escola os últimos 300 kits e, esperamos que esse período de paralisação escolar não se alongue. Mas se for necessário, estaremos preparados para novas medidas”, assegurou o gestor municipal.

A suspensão das aulas foi uma determinação da Prefeitura de Belém, por meio do Decreto nº 95.955. “Acreditamos que ainda esta semana conseguiremos alcançar todos os alunos da rede, pois alguns pais ainda não apareceram para pegar seus kits. Estamos fazendo a distribuição com calma, sem aglomerações, para prezar a saúde de todos. Algumas escolas distribuíram a primeira parte da merenda escolar e uma segunda remessa será entregue essa semana”, disse Ana Célia Carvalho, diretora de educação do município.

Kit Pedagógico – Outra medida adotada para contribuir nesse período de afastamento das escolas foi a distribuição do kit pedagógico, para que os pais possam aplicar exercícios complementares às crianças, em suas casas. As entregas também estão sendo realizadas durante o período da manhã e tarde, como forma de evitar aglomerações.

“O Centro de Formação de Professores (CFP) e outros núcleos pedagógicos da Semec, elaboraram as atividades dos kits escolares que estão sendo destinados às crianças. A distribuição está sendo feita pelos próprios professores e diretores nas escolas. A orientação é muita leitura. Estamos fazendo o possível para que as crianças não fiquem com seu tempo ocioso e que possam rever os conteúdos programáticos”, disse Ana Célia.

Dilma Pereira foi uma das mães que estiveram na Escola Municipal Manuela Freitas, que também estava fazendo a segunda distribuição como complemento de seus kits. “Sou mãe de dois alunos aqui da escola e, desde que começou essa pandemia na nossa região, estou contando com o apoio do município. Temos consciência que essa suspensão não é férias e sim um período para nos resguardar”, disse.

“Meus filhos estão cumprindo as atividades pedagógicas, assim como a escola orientou. Levo isso como uma parceria entre pais e professores, visando o melhor para nossos filhos. Também sou grata pelo kit merenda, ele dará um reforço no nosso lar. E muitas crianças, que não tem condições de ter uma boa alimentação em casa, podem contar com esse apoio da Prefeitura”, acrescentou Dilma Pereira.

A distribuição da merenda escolar é realizada pela Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae), que cumpre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Para garantir o suprimento necessário na alimentação dos alunos, a distribuição está sendo organizada com recomendações de nutricionistas que orientam a quantidade per capita por aluno no período de 15 dias.

por: Carla Fischer / Agência Belém