Arraiá da Capitá 2019 terá programação durante todo o mês de junho
Arraiá da Capitá 2019 terá programação durante todo o mês de junho
Arraiá da Capitá 2019 terá programação durante todo o mês de junho

O mês de junho é um dos mais esperados pelos belemenses e os festejos pela cidade alegram a população. A Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), preparou uma programação cheia de atrações para o tradicional Arraiá da Capitá. A novidade, este ano, é que o concurso de quadrilhas será realizado na Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira. Toda a programação tem entrada gratuita.

Arquibancadas – Para a montagem das arquibancadas para o evento na Aldeia Amazônica, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) interditará o trânsito, a partir desta segunda-feira, dia 3, na avenida Pedro Miranda, entre as travessas Enéas Pinheiro e Pirajá, sentido Centro/bairro. Os ônibus das linhas Sacramenta – São Brás e Sacramenta – Presidente Vargas serão desviados para a travessa Lomas Valentinas, avenida Marquês de Herval, travessa Alferes Costa e retornarão para a avenida Pedro Miranda, a destino. No sentido bairro/Centro, o trânsito permanecerá inalterado. Os agentes de trânsito darão apoio durante os serviços. A interdição deverá permanecer até o encerramento da programação da quadra junina.

Arraiá – Abrindo a programação do Arraiá da Capitá 2019, no dia 9 de junho, os grupos de Pássaros Juninos e Cordões de Bicho, que fazem parte da Mostra Cultural II, se apresentam no teatro do Museu Emílio Goeldi, a partir das 9 horas. As apresentações permanecem nas manhãs de domingo de junho e vão até o primeiro domingo de julho, dia 7.

No dia 12, haverá a Chegada dos Mastros de Todos os Santos e do Boi Pavulagem, na Praça dos Estivadores, às 18 horas. Dia 14, começam as apresentações dos grupos artísticos e culturais de dança e música que compõem a Mostra Cultural I, na Praça dos Estivadores, às 20h.

Como manda a tradição junina de Belém, os arrastões do Instituto Arraial do Pavulagem começam no segundo final de semana de junho, 16, e irão até o primeiro domingo de julho, 7. A programação iniciará sempre às 9h e tem apoio da Prefeitura de Belém.

Quadrilhas – Este ano, o concurso de quadrilhas será realizado na Aldeia Amazônica, sempre a partir das 20 horas. As apresentações começam no dia 20, e seguem até o dia 28, com a divulgação das campeãs do concurso no dia 29 de junho.

A diretora cultural da Fumbel, Silvia Lovaglio, explica que as mudanças nos locais da programação foram pensadas atendendo às demandas dos grupos culturais. “Muitos grupos pediram para que fosse feito na praça dos Estivadores, que, por ser perto da Estação das Docas, eles acreditam ser uma boa oportunidade de serem visto por turistas, também. Para dar visibilidade a tantas manifestações, tivemos que colocar as apresentações em espaços variados, até porque nós percebemos que o público de cada segmento artístico e folclórico é diferente”, disse Silvia.  

Distritos – A programação do Arraiá da Capitá se estende também aos distritos do município. Em Icoaraci terá Festival de Quadrilhas, nos dias 21 e 22, na Praça Matriz, às 19h.

Em Outeiro, a programação será no dia 15 com apresentações de quadrilhas, no estacionamento da praia do Amor, às 17h. No dia seguinte, 16, a atração é o Arrastão Cultural Folguedos de Outeiro, cuja concentração será no estacionamento da praia do Amor, às 10h, com encerramento na praia Grande, às 12h. Em Cotijuba, haverá apresentações de quadrilhas, no dia 22, a partir das 17 horas, na praça Antônio Tavernard.

Programação em Belém:

– Mostra Cultural I:

A partir do dia 14/06, às sextas-feiras, às 19h, e sábados, às 17h.

Local: Praça dos Estivadores

– Mostra Cultural II:

Aos domingos do mês de junho, às 9h, a partir do dia 9.

Local: Teatro do Museu Emilio Goeldi 

– Concurso de quadrilhas:

De 20 a 28/06, às 20h.

Dia 29/06, às 17h, apuração e resultado do concurso.

Local: Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira

Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.Texto:

Jamyla Magno